Devil May Cry 5 - O ressurgimento milagroso

Depois de ficar mais de um ano sem postar nada aqui (até porque eu quase não tenho visitantes e mal compartilho o blog, embora eu creio que futuramente este blog terá uma boa utilidade) finalmente voltei e dessa vez para analisar o mais novo capítulo da franquia Devil May Cry. Já analisei os quatro capítulos anteriores da saga e agora irei fazer o quinto. Após mais de 10 anos sem jogo novo (se você desconsiderar o DMC da ninja theory, claro), os fãs (incluindo eu mesmo) acharam que a franquia havia sido encerrada e todos lamentamos por não ter mais nenhum jogo, ainda mais com uma notícia de outubro de 2015, que informava que a Capcom não tinha nenhum plano para o futuro de Devil May Cry. Após anos de incerteza, finalmente na E3 de 2018 foi anunciado o glorioso Devil May Cry 5. Eu não acreditei quando vi isso e explodi de felicidade ao ver o Nero e o Dante de volta, e não aquele Dante emo da Ninja Theory. O jogo foi lançado em março de 2019, será que a espera valeu a pena? Iremos conferir no decorrer da análise.

``Mas Nicholas, você não vai fazer a análise do DmC Devil May Cry, da Ninja Theory?´´
-Sim, eu vou, mas só num momento futuro, até porque aquilo pra mim não é Devil May Cry, eu não consigo aceitar aquele jogo como DMC e, portanto, eu prefiro fingir que aquele jogo não existe, pelo menos não como DMC. Não, eu não acho o DmC da Ninja Theory ruim, muito longe disso, eu acho ele um puta jogo sim. Um ótimo Hack N' Slash, mas um péssimo Devil May Cry. Enfim, deixarei pra falar disso quando eu analisar o jogo, ok? Agora vamos ao post.



FICHA TÉCNICA

Nome:
Devil May Cry 5

Data de lançamento: 08 de Março de 2019

Plataformas: PS4, Xbox One e PC

Gênero: Hack N' Slash

Produtora e distribuidora: Capcom

Diretores: Hideaki Itsuno e Matt Walker







A HISTÓRIA
Antes da gente, de fato, nos introduzirmos a trama de Devil May Cry 5, seria necessário lermos a novel ``Devil May Cry 5 Before the Nightmare´´, lançada uma semana antes do jogo, ou seja, em 01/03/2019. Ele seria o começo de tudo, os acontecimentos que antecedem o início do jogo. Mais pra frente do post eu vou comentando a respeito. O grande problema é que, até onde eu sei, ele só foi lançado no Japão, então só tem em japonês e inglês por enquanto. Eu acredito que futuramente teremos aqui no Brasil, mas não sei exatamente quando.







 Agora, partindo para o jogo em si, a trama de Devil May Cry 5 é construída através de linhas temporais, ou seja, cada missão/capítulo tem uma data e hora específica, mas vamos começar do prólogo. Quando o jogo começa nós vemos uma enorme árvore demoníaca erguida no meio da cidade de Red Grave City, que acredito ser mencionada diversas vezes na novel e ela é fortemente inspirada em Londres, ou seja, ela tem um ar bem britânico, o que eu acho muito legal, pois sou apaixonado pela temática britânica.
Continuando, as pessoas da cidade observam curiosamente a árvore erguida, que era tão grande que atingia os céu, e uma das pessoas ali no meio da multidão era ninguém mais e ninguém menos que Morrison, o nosso querido informante. Caso não saiba quem ele seja, é um personagem que havia aparecido apenas no anime até então, e ele era o informante de Dante. No anime, Morrison era um homem branco, e no jogo, ele é um negão.





Honestamente, eu gostei MUITO MAIS da versão negra dele do que no anime, e não tô falando isso pra ``lacrar´´ não. Não tem nada haver com ``é negro então tem que gostar, senão é racismo´´, não mesmo, é porque realmente eu gostei muito mais dele negro do que branco, acho que combinou mais com o personagem, fora que ele é o primeiro personagem negro em toda a saga Devil May Cry, então é bom diversificar um pouco as coisas. Nesse quesito sim eu diria que tem um pouco haver com o politicamente correto, mas não vou entrar nesse mérito aqui.

Prosseguindo, ele olhava para a grande árvore demoníaca, chamada de Qliphoth, e dizia ``Esse é um trabalho dos grandes Dante, será que você dá conta?´´.

A cena corta para dentro da grande árvore. Nela, é mostrado Dante enfrentando o grande vilão da porra toda, o rei demoníaco Urizen. Nisso, Nero é apresentado (sim ele mesmo, o nosso garotão do braço demoníaco está de volta nesse jogo, mas não se preocupem, pois ele está MUITO melhor agora) e ele observa à distância,  Dante enfrentando Urizen. Então Nero diz: ``Que merda eu tô fazendo aqui? Dante já está lá enfrentando aquele merda, ele dá conta do recado, afinal, ele é imbatível.´´.
Porém, um novo personagem é apresentado, chamado apenas de V.
-Você não deveria subestimar Urizen. - Disse V, se aproxmando de Nero.
Então, os dois começam a conversar e V fala que Dante vai precisar de ajuda, e aí Nero e V vão até ele. Você já começa a jogar no prólogo do jogo, e logo de início, você já percebe que Nero está sem o seu devil bringer, pois ele foi arrancado.
Kylo Ren, é você? 

No prólogo, você joga um pouco com o Nero, mata uns demoninhos e depois de um tempinho de gameplay, Nero chega até Urizen e encontra Dante caído no chão (O QUE?? DANTE PERDENDO???). Lá ele vê também Lady e Trish derrotadas. Nero olha para Urizen, com uma cara de confiança e o desafia, dizendo que vai recuperar o braço de volta, vai fazê-lo pagar e o caramba. E quando Nero pega a sua Red Queen (a espada dele, caso você tenha Alzheimer) ele fala que vai vencê-lo, e a sua reação ao ver essa cena será exatamente assim:




Acompanhado de...



HEUHEAUEHUAEHAEUAHEUAHE. Nero, como você é ingênuo hein. Dante, Lady e Trish foram derrotadas (coloquei no gênero feminino porque a maioria desse grupo citado são mulheres) e eles não causaram sequer um arranhão no cara, e você que tá sem o seu devil bringer e porta somente sua Red Queen e blue rose acha que tem alguma chance? HUEHUEHUEHUE. Ai ai ai...
Vem pro pau muleque!!!!

Pois bem, você o enfrenta e, como já era de se esperar, você perde. Nero também é derrotado pelo Urizen e nisso, Dante se levanta e diz que vai começar o segundo round. Ele ativa o seu devil trigger (ué, ele não tinha usado antes?) e ataca Urizen. Enquanto ele o ataca, Dante grita para V tirar o Nero dali e nisso ele chama o nosso garotão sem braço de PESO MORTO. Nero se sentiu muito ofendido com isso e fica puto com Dante. Na realidade, Dante sabia que não teria como vencer Urizen, então o que ele fez foi tentar ganhar tempo para que Nero e V possam escapar. De fato eles conseguem, mas Dante é derrotado novamente e não apenas isso, mas a sua poderosa Rebellion também foi DESTRUÍDA, vocês sabem o que é isso? Se nem mesmo Dante, Lady e Trish conseguiram derrotar o cara e ele ainda foi capaz de destruir a arma herdada de um cavaleiro das trevas (Sparda) é porque a porra é EXTREMAMENTE SÉRIA! Urizen é o vilão mais poderoso de toda a saga, só esse prólogo já foi o bastante para confirmar isso, além de que os próprios criadores do jogo afirmaram também: Hideaki Itsuno e Matthew Walker.

Continuando, Morrison pergunta para os dois onde Dante está. V responde que ele foi ganhar tempo, mas não adiantou muita coisa, pois embora ele e Nero tenham conseguido escapar, a cidade começou a ser atacada por tentáculos da Qliphoth (eu sei que você pensou em besteira agora, mas isso aqui não é hentai, lembre-se disso) e Urizen começou a coletar sangue das pessoas. No jogo, foi revelado que o sangue humano é a fonte do poder demoníaco, talvez seja por isso que Nero e Dante sejam tão poderosos, principalmente Dante. (agora o Nero não está tão forte porque está sem o seu devil bringer). Urizen quer coletar o máximo que puder para poder gerar um fruto da Qliphoth, que lhe dará grandes poderes, ainda maiores que os que tem.
Nero tá mais bonitão agora com esse corte de cabelo.

Após o prólogo, que era o dia 16 de Maio (eu acho), o jogo avança para um mês, no dia 15 de Junho, mais precisamente. Nero havia pedido a sua nova parceira Nico (para mais detalhes de como eles se conheceram, é necessário ler a novel ``Before the Nightmare´´) para construir um braço mecânico para ele, e foi o que ela fez, construiu os chamados Devil Breakers, que são seus braços mecânicos, essa é a grande novidade do gameplay do Nero, mas falarei melhor sobre isso mais pra frente do post. Nero e Nico estão no furgão indo resgatar Dante (eles nem sabem se ele está vivo ou não), mas no meio do caminho eles encontram diversos perigos pela frente e aí temos a abertura mais foda de toda a saga e uma das melhores que já vi de todos os jogos que já joguei na minha vida. Sabe aquela cena de abertura de Guardiões da Galáxia Vol.2, que tem o Baby groot dançando enquanto os guardiões estão lutando de fundo? Pois é, a cena de abertura de DMC 5, eu diria que é tão legal quanto. Claro que a gente não tem nenhuma árvorezinha pequena dançando, mas a gente tem o Nero fazendo vários pirocópteros malucos enquanto o furgão gira em 360 graus e tudo isso em câmera lenta, e a música ``Devil trigger´´, que é o grande hit do jogo, vai tocando. Eu até ia colocar aqui a abertura, mas a PORCARIA da busca de vídeos do blog não me ajuda, eu botei ``Devil May Cry 5 Opening Cutscene´´ e apareceram TODOS os vídeos relacionados a esse tema, MENOS A PORRA DA ABERTURA DO JOGO. Então, procurem lá depois no youtoba pra assistirem, vocês vão gostar pracaraio.

Depois começa a missão 1, eles encontram um soldado sobrevivente e Nero extermina a porralhada demoníaca inteira que tava ali e foram embora. No caminho, Nero tem lembranças, um flashback, e então, o jogo retorna duas semanas antes, no dia 30 de Abril (não sei exatamente qual o ano, até porque o jogo não fala. Mas vamos fazer de conta que é em 2019 mesmo). Nero está na sua garagem trabalhando, já que ele tem a sua própria agência móvel da Devil May Cry, eu disse ``móvel´´ porque é um furgão estilo scooby-doo, onde trabalha Nero e sua nova parceira Nicolleta Goldstein, mas vamos chamá-la apenas de Nico. Nero e Kyrie agora vivem juntinhos, como marido e mulher, embora a Kyrie nem apareça fisicamente no jogo (sacanagem isso viu Capcom), apenas a voz dela é escutada de longe e pelo telefone num momento do jogo. Um estranho encapuzado surge na garagem onde Nero estava e a princípio ele achou que fosse algum mendigo e Nero, bondoso como é, até lhe convidou a comer com eles, já que a comida estava pronta já. Porém, esse estranho não era um mendigo, e ele apenas pegou pelo devil bringer do Nero e o arrancou cruelmente, dizendo que está pegando aquilo de volta, e o braço se materializa como a Yamato, o que nos sugere que aquele homem seja, na verdade, o Vergil. Ele abre um portal dimensional, igual quando o Thanos usa a jóia do espaço, e vai embora.


Momento que o bracinho de bronha de purpurina do Nero foi arrancado.


 E é assim que o jogo de fato se inicia. Nero e V treinaram por um mês, enquanto Dante estava desaparecido, embora Nero partiu em busca dele, e V decidiu ir junto.
Sobre a história, na minha opinião, é a melhor de toda a saga. A trama é muito bem construída (não que as outras não sejam, mas a do 5 é a melhor) ,tem diversas reviravoltas, cheio de personagens carismáticos e recheado de momentos marcantes. Graças a novel que foi lançada anteriormente, a quantidade de personagens (e a relevância de cada um, até mesmo aqueles que ficaram em segundo plano), que chega a quase um Vingadores Guerra Infinita e mais outras coisas, tornam a trama do 5 a melhor e mais completa de todas. Uma das coisas que eu mais gostei na história é que, diferente dos jogos anteriores, aqui tem diversas referências e menções a acontecimentos dos títulos passados. Na maioria dos jogos da saga, quase não se fala sobre os acontecimentos passados, no máximo que Dante e Vergil são filhos de Sparda e que ele salvou o mundo, e nada mais que isso. Aqui, eles de fato mencionam coisas que aconteceram anteriormente, e alguns chefes dos jogos passados estão de volta, ou alguém da mesma espécie que eles, mas isso eu falo mais pra frente. O jogo é cheio de referências e Capitão América teria um treco com a trama. Grandes surpresas lhe aguardam nesse jogo, mas é claro, eu vou ficar quieto para não estragar a experiência de vocês.

PERSONAGENS
Devil May Cry 5 é quase como Vingadores Guerra Infinita, ele acolhe quase todos os personagens que já foram apresentados nesse universo (isso contando com a novel, Before the Nightmare), até os personagens do ANIME estão aqui cara, Morrison e Lady Pratty, embora ela só apareça em voz, assim como a Kyrie, mas ainda sim é legal que ela esteja ali presente. E temos um vilão tão overpower que até o nosso grande herói fodão passou perrengue com ele, sendo até derrotado. Só não tem as jóias do infinito, e tampouco o vilão deseja dizimar metade do universo, mas tudo bem.
Vou apresentar todos os personagens, começando por aqueles que não são jogáveis, e depois indo pros jogáveis.



NICOLETTA GOLDSTEIN: Ou simplesmente ``Nico´´, é considerada por muitos, e por mim também, como a melhor personagem feminina desse jogo, e não é pra menos, pois graças a ela que o Nero tem seus devil breakers e mais um monte de coisas que ocorreram graças a ela, nas quais não posso comentar por serem spoilers. Ela é filha de Agnus, sim, aquele mesmo cara de monóculo do Devil May Cry 4, que fazia experimentos e chegou a sequestrar Kyrie, e foi enfrentado tanto por Nero quanto por Dante. Nico, assim como seu pai, é engenheira mecânica, e assim como tal, age como o Tony Stark dessa bagaça, construindo as coisas mais iradas que você verá. Fora que ela dirige um furgão que é indestrutível (Sério, joguem o jogo e vocês verão) e é a melhor-pior motorista que você poderia ter. Ela dirige a altas velocidades em lugares estreitos, salta com o furgão, quebra paredes e tudo na maior performance possível. Uber pra quê se você tem a Nico como sua motorista pessoal?





LADY: Nossa garota pistoleira, que carrega trocentas armas consigo, tornando-a um verdadeiro arsenal ambulante. Está presente desde DMC 3. Infelizmente ela acabou virando coadjuvante, tendo pouca relevância pra trama. Ela estava presente na batalha contra o Urizen, sendo chamada pelo Morrison para ajudar Dante na luta. Mesmo que ela não tenha tanta importância na trama, ainda sim é ótimo poder vê-la em ação novamente, e ela está mais linda do que antes. <3














 TRISH: Nossa garota infernal (não, não é a Megan Fox) de poderes elétricos, presente desde o primeiro jogo da saga e criada por Mundus. Ela também foi convocada por Morrison, juntamente com Lady, para ajudar Dante na sua batalha contra o Urizen. Assim como a Lady, Trish também teve pouca relevância para a trama, o que é uma pena para as mulheres. Na realidade, elas tiveram sim uma boa utilidade, mas isso vocês terão que jogar para descobrir e ainda sim, terão de prestar atenção, já que não é algo que fica na cara. Joguem e descobrirão. Mas de uma coisa eu digo: Aqui os produtores deram uma maneirada na personagem, porque no Devil May Cry 4 ela tá toda gostosona, com uma bunda enorme e um puta decotão. Aqui ela perdeu a bunda e o decote huehuehue.









MORRISON: O nosso querido amigo informante está de volta, e com um visual retrabalhado, assim como muitos equipamentos foram. Ele que dá os trabalhos pro Dante e o informa sobre as ocorrências. No dia 03 de Maio, ele chegou na agência da Devil May Cry e contratou Dante para este trabalho de enfrentar o Urizen. Ele também escreve algumas cartas, nas quais podem ser lidas na galeria do game, e eu recomendo que vocês a leiam, para ter um entendimento maior em relação a trama. Junto com o contrato, Morrison também convidou Dante para a festa de 18 aninhos da Lady Patty, mas ele recusou.












URIZEN: O grande vilão da porra toda, o Thanos da parada, mas que não está atrás das jóias do infinito e muito menos quer dizimar metade do universo. Urizen é o rei demoníaco, possui diversos poderes mágicos e ele também criou alguns chefes lendários que tem no jogo, mas fico quieto por aqui. Urizen ergueu a Qliphoth e coleta sangue humano para aumentar ainda mais o seu poder (lembrem-se que o sangue humano é a fonte do poder demoníaco) e também foi ele quem destruiu a Rebellion, MALDITO!!










VERGIL: AHAAAAA, acharam que ele não ia aparecer né? Mas ele aparece sim. Como? Não vou dizer, óbvio, mas ele está presente no jogo e vocês certamente se surpreenderão. Vergil é irmão gêmeo de Dante, portador da toda poderosa Yamato e sempre sendo um fodão. Adoraria falar mais coisas aqui sobre ele, mas é tudo sigilo até vocês jogarem c:. A única coisa que posso dizer é que infelizmente ele não é um dos personagens jogáveis, mas quem sabe numa DLC futura né?








AGORA, OS JOGÁVEIS.


NERO: Nero assume o protagonismo novamente, mas desta vez ele está MUITO melhor que sua estréia no 4, que já era ótima, porém, incompleta. Sendo ajudado pela sua parceira Nico, ele tem seus braços mecânicos chamados de Devil Breakers, além das suas já conhecidas armas, Red Queen e Blue Rose. Nero assume a agência móvel da Devil May Cry e ele, juntamente com Nico, parte em busca de Dante e, também, uma revanche contra o Urizen. Outra coisa que posso dizer também é que o Nero deixou de ser aquele garoto chorão que era no 4 e passou a ter a pinta de fodão que o Dante tem, sacaneando os chefes e tirando onda, é assim que se luta!








V: Sim, simplesmente chamado de V, ele é o cara mais misterioso desse jogo e justamente por isso que eu não posso comentar muita coisa, se não estraga. V foi o cliente de Dante, que pediu ao Morrison para lhe entregar o trabalho e V explicou tudo. Será que V foi um Jedi e agora decidiu se tornar um devil hunter? Não se sabe, mas que ele é muito parecido com Kylo Ren, isso sem dúvidas, hueheuhuehue.
V ajuda Nero em sua jornada, mas cada um segue caminhos distintos durante a maior parte e ele parece ser um cara desgastado, por sempre ser apoiado por sua bengala e não ter tanta força física.









DANTE: SIM!!! Nosso herói, nosso grande fodão dessa porra toda, ele mesmo, DANTE!! Ele sempre foi um cara quebrado, mas agora ele tá mais fudido do que antes, tanto que quando Morrison entra na agência, ele sente um grande fedor, vê tudo bagunçado e pasmem, sem energia elétrica também. Ou seja, Dante tá tão fudido de grana que nem dinheiro pra pagar a conta de luz ele tem, até pro entregador de Pizza ele tá devendo, pra vocês terem uma ideia. Quando Morrison diz que tem um trabalho e que o pagamento é adiantado, Dante fica animado e logo a luz volta. O telefone toca e era a pirralha da Lady Patty convidando-o para a sua festa de aniversário. Dante diz que só vai aceitar o trampo se Morrison o livrar da festinha infernal de aniversário da garota, e assim foi feito. Mesmo coroa, Dante continua sendo aquele cara fodão e sarcástico de sempre, tirando onda da cara dos demônios, não importando o quão grande e poderosos eles sejam. Nero e V acreditam que Dante esteja morto por conta do primeiro ataque de Urizen, mas é ÓBVIO que ele não está morto.




A JOGABILIDADE
Já adianto pra vocês que a jogabilidade de DMC 5 é, disparada, a melhor de TODA a saga. O combate é extremamente fluido, tornando o gameplay muito, mas MUITO prazeroso de se jogar. É um jogo que vicia logo de cara, e seu gameplay é insanamente foda, assim como sempre foi.
Cada personagem tem suas particularidades, e até mesmo, uma música tema para cada um, que irei comentar daqui a pouco. Mas antes, falarei como funciona o gameplay de cada um dos três personagens, então bora lá.

NERO: A jogabilidade com o Nero é bem parecida com a do jogo anterior. Ele continua carregando suas armas, Red Queen e Blue Rose, que são, respectivamente, uma espada mecânica com sistema de ignição e um revólver magnum de cano duplo. A Redqueen mantém todos os golpes que tinha no DMC 4, com a adição de novos combos também. Já a Blue Rose tem duas novidades, uma é mais na parte técnica do jogo, a outra já é no gameplay mesmo. A primeira é que no DMC 4, Blue Rose era disparada como se fosse uma arma automática, ou seja, uma SMG ou metralhadora, o que não fazia o menor sentido para uma arma daquele calibre. Quer dizer, não dá pra avaliar a física de Devil May Cry, mas isso fugia um pouco do padrão da franquia. Já aqui no 5, a Blue Rose é disparada como um revólver mesmo, com disparos simples, fazendo você sentir que está, de fato, atirando com uma magnum. A outra novidade é que a arma pode ser carregada com munições especiais, e tem toda a animação do Nero abrindo o tambor e carregando-o com suas balas, e eu achei isso muito daora.
No entanto, a maior novidade do Nero é, sem dúvidas, os seus devil breakers, braços mecânicos construídos pela sua parceira Nico. São 8 braços no total e eles vão sendo desbloqueados aos poucos no decorrer da campanha. A maioria dos braços são feitos a partir da criatividade da Nico, apenas. Mas tem alguns que são feitos por um material deixado por algum demônio, ou seja, Nero derrota um boss e sobra alguma parte do corpo dele, e daí ele entrega o material pra Nico e ela cria um devil breaker a partir daquela amostra do demônio, fazendo então um braço com o poder do chefe que foi derrotado, legal né?


Mas como os devil breakers funcionam? A primeira coisa que você deve levar em consideração é a quantidade de Devil Breakers que podem ser carregados consigo, inicialmente você só pode levar até 3 contigo, mas esse número pode ser aumentado depois, chegando a 8.
``Ah então quer dizer que posso carregar todos os devil breakers do jogo comigo?´´
Sim, você pode. Só que tem alguns poréns: Todos, repito, TODOS os devil breakers são descartáveis, ou seja, eles podem ser quebrados, e há diversas maneiras de se quebrar um Devil Breaker. Cada um tem pelo menos dois tipos de ataques, um primário e secundário. O primário seria o golpe normal, que é quando você aperta bolinha no PS4 ou B no Xbox One, e o secundário seria o especial, que é quando você segura o mesmo botão, fazendo o devil breaker emitir um brilho e soltar faíscas, aí você solta o botão, o especial será executado e o braço é destruído. Por exemplo, um dos meus devil breakers favoritos é o Gerbera, que é um braço verde que tem formato de uma planta africana. Ele tem um golpe primário apenas, mas que pode ser usado de várias formas, como mobilidade e contra-ataque por exemplo, e tem dois secundários, ou seja, dois especiais: O raio de estâmes e o raio de pétalas, o Raio de estâmes é como um kamehame-ha, ou seja, um canhão de laser que é emitido pelo braço, e você o usa no chão. O segundo especial é o raio de pétalas, que é usado no ar e dispara diversos lasers que ricocheteiam o cenário. Ambas as técnicas são bem poderosas, mas acaba custando o braço.


Existem quatro maneiras de destruir um Devil Breaker: A primeira é usando o especial dele, a segunda é quando você o usa por muito tempo, a terceira é quando você o destrói manualmente e a quarta é quando você o usa no momento em que você é atacado (é uma merda quando isso acontece), e assim você acaba perdendo mais HP ainda. Então, você pode carregar diversos devil breakers repetidos, se tu quiser tu pode carregar 8 unidades de um mesmo braço, ou 4 de cada, ou 2 de cada, ou um de cada, você decide cara. Tem mais uma coisa pra comentar também, você não pode trocar de devil breakers como você troca de armas, tipo assim: ``Ah eu tô usando o gerbera, agora vou trocar pro Overture e depois voltar pro gerbera´´, não tem como fazer isso. Pra você trocar de braço, você primeiro tem que destruir o que você está usando, e aí sim ele troca. Muita gente não gostou desse esquema, mas eu adorei, pois dá um grau a mais de dificuldade pro game. E quando você não tem mais braços sobrando, você fica meio que cotoco. Ah e sabem aquela habilidade do Nero de agarrar inimigos a distância, o snatch? Então, como ele usa prótese mecânica, ele agora tem um gancho que lhe permite fazer isso. Com esse gancho, ele pode puxar inimigos pra perto ou se puxar para eles, e não se preocupem, esse gancho fica conectado no cotovelo dele, então mesmo se você não tiver devil breakers, você ainda pode usar o gancho. Tem mais coisas sobre o Nero também, mas são surpresas, então vou ficar de bico fechado.

E antes de irmos para o próximo personagem, quero fazer uma observação com vocês: Notaram que o Nero está muito parecido com o Jack Frost, do filme ``A Origem dos guardiões´´?





Acho que qualquer semelhança é mera coincidência, ou não, HSUASHASUAHS.
Aliás, eu acho esse filme incrível, um dos melhores da DreamWorks e futuramente eu irei trazer uma análise sobre esse filme pra vocês, devo fazer isso mês que vem, então aguardem!
Agora sim, vamos para o próximo personagem:

V: O que dizer desse personagem que mal conheço e já considero pakas? V, ou como alguns gostam de chamar, Kylo Renn (huehuehue), ele é o nosso novo devil hunter da parada. Não se sabe muito sobre ele, apenas que ele é emo e que parou nos anos 2000, fora que ele quem deu o trabalhinho pro Dante. Tirando isso, não se sabe nada a seu respeito. Mas o que vamos falar aqui é como funciona o gameplay com ele. V é como um humano comum, ele mal tem força física e se ele corre muito, logo fica cansado. Ele só tem uma bengalinha e um livro pra passar o tempo, então como ele luta? Simples, V tem três demônios que trabalham para ele, que seriam os seus pokémons. Cada um deles tem seu próprio estilo de combate, eles protegem o V e são controlados pelo jogador também. Funciona assim, você controla a movimentação de V e os ataques de suas invocações, é igual você jogar God of war de Ps4, onde você controla o Kratos mas comanda os ataques do Atreus também, então, é exatamente isso!




Mas quem são os demônios que servem a V? quais são os poderes e habilidades deles? Veremos logo abaixo:


GRIFFO: O primeiro demônio de V. Dentre os três, ele é o único que pode falar. Griffo seria como uma arma de fogo do V, ou seja, o combate dele é a longa distância. Griffo utiliza ataques elétricos e faz alguns paranauês bem louco também, além dele ter uma pinta meio de sacana, ou seja, ele curte uma boa zoeira.








SOMBRA: O segundo demônio de V. Sombra pode alternar a sua forma, mas ele se mantém como Pantera na maior parte do tempo. Ele pode transformar seu próprio corpo em espadas, machados, espinhos, lanças e qualquer outra coisa que corte ou perfure. Assim como Griffo se especializa em ataques a longa distância, agindo como uma arma de fogo do V, Sombra se especializa em ataques corpo-a-corpo, ou seja, ele é como uma devil arm do V. Sombra não fala, mas isso não é importante, Griffo já fala por ele.  






PESADELO: Terceiro e último pokémon de V, e também, o mais poderoso de todos. Pesadelo é um golem de 3 metros e meio de altura que dispara lasers concentrados de seus olhos, causando grandes explosões nos arredores. Ele também pode obviamente usar força física. Diferente dos outros dois, Pesadelo não possui mente própria e ele só pensa em uma coisa: DESTRUIR! Ele é o devil trigger do V, o poder supremo dele, e quando Pesadelo é invocado em batalha é quase a mesma coisa de quando o Thor chega em Wakanda, ou seja, VOCÊS ESTÃO FUDIDOS AGORA!!! Pesadelo é invencível e ele permanece em campo até você o dispensar ou até a barrinha de DT zerar, o que vier primeiro. Ele age por conta própria, mas é possível montar nele e controlar seus ataques, claro, é uma técnica que deve ser comprada, mas tem essa opção. Ah e sempre que Pesadelo é chamado, ele já chega chegando na porrada. Considerando que na maioria das vezes ele surge de um portal, ele pode surgir já caindo de barriga em cima de um inimigo, vindo do chão e já arremessando quem estiver por perto, pisar em cima de quem tá na frente e até mesmo, vindo de uma PORRA DE UM FUDENDO METEORO AVASSALADOR!!

Além desses três, V tem apenas uma bengala que aparenta ser comum.
Tanto Griffo quanto Sombra possuem uma barra de HP. Eles não podem serem mortos em batalha, mas quando a barrinha zera eles entram naquilo que é chamado de ``Estado de Inércia´´. Nesta forma, eles se transformam em um orbe de energia negra e ficam temporariamente incapacitados de lutarem. Quando isso ocorre, você deve esperar que eles se recomponham, até lá, V ficará indefeso. Porém, caso você tenha ao menos três barrinhas de DT cheias, você também pode chamar o Pesadelo em batalha, invocando-o, Grifo e sombra são instantaneamente recuperados. Agora, se Grifo e Sombra forem abatidos temporariamente e você não tiver DT suficiente pra chamar o Pesadelo, aí fudeu, sua alternativa é correr até que pelo menos um de seus pokémons retornem.
Tem outra coisa que deve ser comentada também, os demônios de V não podem matar os inimigos, o que eles fazem é basicamente enfraquecê-los. Quando os inimigos ficam enfraquecidos, eles entram em estado de agonia, e nessa forma, eles ficam completamente vulneráveis e é aí que V deve finalizá-los. Ou seja, você pode estraçalhar os inimigos, mas eles não morrerão, apenas serão enfraquecidos. V usa seus mascotes demoníacos para lutar, eles enfraquecem o alvo e V dá o golpe final com sua bengala. A razão deles não poderem matar demônios é spoiler, então não posso contar. 

Caraio tô muito divo com esse cabelo platinado!

V é o mais simples dos três, ele não tem tanta variedade de ataques e tampouco ganha novos poderes ou invocações no decorrer da trama, mas esse último ponto é perfeitamente compreensível se você ler o mangá Visions of V, que conta a história do nascimento de V. Se ele ganhasse novos poderes, estaria indo contra aquilo que foi estabelecido no personagem. Porém, o que realmente me incomodou é que as três invocações dele não possuem tantas habilidades. Griffo só tem basicamente 5 ataques, Sombra tem um pouco mais por se tratar de uma ``arma branca´´, e Pesadelo só tem três tipos de ataques praticamente, eu acho que não custaria nada colocar um pouco mais de técnicas para os três, daria uma variação maior no combate. Mas ainda sim, mesmo que V seja o mais simples dos três grandes protagonistas, é simplesmente INCRÍVEL jogar com ele, eu mesmo gostei de jogar mais com o V do que com o Nero. V pode ter poucas habilidades se comparado com Dante e Nero, mas ele tem qualidade, e para muitos, é o que mais importa. Ele pode ser simples, mas não confunda isso com ser raso.  V é um ótimo personagem, tanto na história quanto no gameplay. Porém, mesmo ele sendo fodão, ele é apenas o segundo melhor pra se jogar (pra mim, claro), porque ele não ganha de...


DANTE: O nosso herói, nosso grande fodão dessa caralhada toda! A cada jogo novo, a Capcom foi melhorando nosso grande personagem desse universo, e já posso adiantar pra vocês que ele continua sendo fodásticamente foda aqui no quinto jogo. O sistema de estilos de luta dele continua presente: Trapaceiro para esquivas, Pistoleiro para combate a longa distância, Espadachim para combate corpo-a-corpo e Guarda real, para defesa e contra ataques, e claro, ele está recheado de armas insanamente fodas aqui. Não falarei de todas, mas algumas merecem uma menção aqui na análise. Antes de prosseguirmos com o Dante, muitos de vocês devem estar perguntando: ``Será que ele é o mais poderoso dos três?´´ a resposta é um claro e objetivo ``SIM´´. Até porque, Nero e V possuem pontos fracos: Quando Nero fica sem os seus devil breakers ele não se torna uma ameaça tão grande, e quando V fica encurralado, ele está em maus lençóis, e se seus pets ficarem inertes, aí que ele tá fudidão. Mas Dante não tem nenhuma fraqueza, e mesmo se ele não tivesse arma nenhuma, ainda sim ele poderia contar com o seu royal guard e um outro poder foda que ele tem, no qual não vou citar para evitar spoilers.


Tá, beleza, mas como tá o arsenal do Dante nesse jogo? Fala aí!
Bom, Dante agora tem 6 Devil arms e 6 armas de fogo, com certeza é o maior número de armas que ele já teve em toda a saga, e algumas delas tiveram uma novidade, como por exemplo, suas lindas pistolas Ebony & Ivory. A maioria das armas de Dante manterei em segredo, mas algumas merecem serem comentadas aqui.


EBONY & IVORY:  Sim, vocês já conhecem as duas pistolas gêmeas dele, mas aqui elas tiveram uma alteração. Nos jogos anteriores, elas sempre foram para serem usadas contra inimigos velozes ou de difícil acerto. Aqui, elas ainda servem a esse propósito, mas com um grande diferencial: Cada uma é voltada para uma ação diferente. Ivory (que acredito ser a branquinha) é voltada para disparos rápidos, efetuando disparos com rajadas de três tiros. São tiros rápidos, porém, com baixa potência, enquanto a Ebony, que é a mais escurinha, realiza disparos simples, porém, com mais potência, então seria algo voltado para precisão e poder de fogo. E além disso, foi revelado neste jogo que elas foram feitas pela armeira chamada Neil Goldstein (acho que tá certo o nome), avó da Nico, na qual ela a considera como sua obra de arte das armas. 


BALROG: YOU SHALL NOT PASS!!! Opa, universo errado, HEUAHEUAEAEEHAUEAHEUAE. Em todos os jogos da franquia (exceto o segundo jogo), Dante sempre tem uma arma voltada pra dar porrada. Em DMC 1 é a Ifrit, que é de fogo, em DMC 3, Beowulf, que é de luz, em DMC 4 é Gilgamesh, que é de metal. E em DMC 5 nós temos Balrog, que é de fogo. A Balrog é simplesmente a MELHOR devil arm de porradaria da saga, e digo isto por 4 motivos: Primeiro, os combos dela são bem diferentes das demais armas do gênero. Ifrit, Beowulf e Gilgamesh possuem combos padrões para armas de porrada, com algumas diferenças de ataques apenas. Já a Balrog possuem novos combos, mas mantendo alguns antigos, que são bem daora. Segundo, embora a Balrog seja uma devil arm do elemento fogo, ela não está com o seu poder ativo a todo instante. Ela permanece apagada e seus ataques são puramente força física. Para iniciar a ignição é necessário iniciar uma sequência de 10 golpes, e será interrompida caso você seja atacado. Uma contagem de 10 golpes e a arma entra em ignição. É válido ressaltar que a Balrog possui dois golpes de SwordMaster que só podem serem aplicados quando a arma está em ignição. Terceiro, você pode alternar os modos da Balrog, entre socos e chutes. No modo soco, Dante vira um Boxeador, que é mais voltada para atacar um único alvo e causando mais danos. No modo chute, Dante luta CAPOEIRA, não tô zoando, ele literalmente manja dos paranauê no modo chute, e nesse modo é voltado para atacar inimigos em área e fazer combos fodas. Quarto e último motivo, a Balrog FALA. Assim como Agni & Rudra em DMC3, Balrog também é capaz de falar quando você executa certos golpes ou inicia a ignição. No modo soco, quando Dante inicia a ignição, Balrog conta os golpes, assim: (com voz demoníaca) One, Two, Three, Four, Five, Six, Seven, Eight, Nine, TEN!!!!. E no modo capoeira, você inicia a ignição manjando dos paranauês, ou seja, por uma dancinha, e ele fala algo mais ou menos assim: STARTING THE FIRE, NOOWWW!!!´´. E quando a ignição acaba: ``Three...two...one...zero´´ e apaga. Mano, vai tomar no cu, essa Devil arm é MUITO FODA e está entre as minhas cinco favoritas de TODA A SAGA DMC. A Balrog é tão foda que os próprios produtores do game disseram que ela é a melhor devil arm que eles já criaram. Eles queriam que o modo golpe e chute fossem duas devil arms distintas, mas eles não conseguiram botar mais armas, então ficou assim mesmo, e esse foi um daqueles males que vieram para o bem.  Você já começa com a Balrog, isso porque Dante o enfrenta na novel Before The Nightmare, onde ele revisita a ilha do segundo jogo e vai encontrar com Lucia, e a sua mãe lá. Balrog era o braço direito do demônio Argosax, aquele decepcionante chefe final do segundo jogo. Dante desceu a lenha no Balrog e adquiriu seu poder.




DR: FAUST: Não é o faustão, mas esse chapéu é simplesmente a arma mais absurdamente forte nesse jogo, e a mais da zuera também. É um chapéu mágico que utiliza orbes vermelhos como munição, e trabalha como uma arma de longo alcance mesmo. Dá pra fazer vários pirocópteros com ela. É uma arma de aposta, você joga o chapéu no inimigo e ele o veste, enquanto ele apanha você ganha orbes vermelhos, mas se você apanhar você perde muitos orbes. Mano, dá até pra invocar uma FUDENDO CHUVA DE METEOROS COM ESSA PORRA, que é simplesmente a técnica mais avassaladoramente poderosa do Dante nesse jogo, e esse chapéu está no meu top 5 melhores armas de fogo da saga. A cena que Dante adquire a Dr: Faust é a melhor cena de 2019 HEUAEHAUEHAE. Mas vou ficar quieto por aqui c: Só uma curiosidade: Inicialmente o nome dessa arma seria Faust Hat, mas depois foi alterada pra Dr: Faust, e eu prefiro o primeiro nome.


Ainda tem bem mais coisas em seu arsenal, e também um poder supremo que Dante tem nesse jogo, mas manterei sigilo.
Porém, tem algo que eu posso dizer. O Dante tem 6 armas e 6 devil arms, conforme eu mencionei antes. Porém, algumas dessas armas compartilham o MESMO moveset, eu não tô zoando, você ganha armas que compartilham o MESMO moveset e isso, foi PÉSSIMO. Tudo bem, tem outras armas bem iradas sim, mas vamos imaginar que você ganhe duas bazucas, uma se chama Mario e outra Luigi. As duas bazucas fazem EXATAMENTE A MESMA COISA, tem os mesmíssimos disparos e tudo, a única coisa que difere uma da outra é o visual, Mario é vermelho e Luigi é verde, e QUAL QUE É A LÓGICA DISSO??????
Como eu disse, tem outras armas que são muito fodas também e tenho certeza que vocês vão adorar, mas colocar armas com o mesmo moveset foi uma grande falha, assim como o V ter poucas habilidades.


Dante é o mais forte dos três e o nosso devil hunter favorito, que já está coroa, continua sendo todo zueiro, tirando sarro dos inimigos mais gigantemente poderosos e os derrota super de boas. E há ainda mais uma coisa a comentar no gameplay, que é quando você derrota o último inimigo da área, a câmera dá um close repentino no personagem que você está jogando no momento, e eu acho esse efeito bem bacana, e isso foi chupado do DmC da Ninja Theory; Aliás, muitas coisas do DmC foram reaproveitadas aqui.

TRILHA SONORA FENOMENALA trilha sonora de Devil May Cry 5 é de longe uma das melhores da saga inteira, e isso se deve principalmente às três músicas temas presentes no jogo, uma para cada personagem, condizendo com seu estilo de luta e até mesmo a letra de música dá pistas sobre o futuro dele no jogo, mas sem dar spoilers, até porque as pistas não deixam nada claro. Falarei das três músicas temas, começando por...





Devil Trigger- Ali and Casey Edwards: A música tema do Nero é a MELHOR do jogo todo e foi a primeira a ser apresentada, quando o game foi anunciado na E3 de 2018. Ela é bem eletrônica, com fortes batidas e uma letra maravilhosa.Todos ficaram fascinados com a música e é uma das melhores de toda a saga. ``Bang bang bang, Pull my Devil Trigger!!´´



Crimson Cloud - Rachem Fannan: A música tema de V também é ótima, ainda que eu não consiga definir qual seria o gênero dela. Possui fortes batidas também e uma letra que eu diria, um tanto que cult. Foi a última música a ser apresentada ao público, na TGA de 2018, em 06 de Dezembro. ``CRIMSON CLOOOUUUDD!!´´



Subhuman - Suicide Silence: A música tema do Dante é foda pracaralho, mas passou por alguns problemas no começo. O vocalista da banda, Cody Matthew Johnson, foi acusado de estuprar uma menina de 17 anos em 2017. Se isso é verdade ou não, eu não sei, mas a Capcom decidiu editar a música, trocando apenas o vocalista, que é o Michael Barr, esse pelo menos não tá envolvido em nenhuma treta. Além desse motivo, todo mundo reclamou que o vocal tava agressivo demais, o instrumental é ótimo, mas o vocal agredia os tímpanos. Com o Michael Barr, ainda tá meio agressivo, mas não tanto assim. Foi apresentada na Tokyo Game Show de 2018. Enfim, eu acho essa música foda pracaralho e é um metal pesado, do jeito que eu curto. ``YOU CANNOT KILL ME!!! I'M OMEGAAA!!!´´

As músicas dos chefes também não deixam a desejar, exceto de um em específico, que é enfrentado na missão 16. E tem mais também, conforme você vai subindo de rank nas batalhas (que vai de D a SSS) a música vai ficando mais insana. De D a A não muda nada, mas quando você chega na metade do rank A, a música já começa a acelerar brutalmente, e quando você chega ao rank S o jogo vira uma puta festa rave ou um show de heavy metal. Eu achei isso FANTÁSTICO!
Porém, se tem um defeito a comentar é que em algumas fases não tocam as músicas dos personagens, e eu achei isso MUITO falho. Imagina você estar entrando numa área e aparecem uns 10 demônios com fome de cu, e você saca a sua blue rose e começa a meter pipoco neles, mas sem tocar Devil Trigger, mantendo apenas a música ambiente, não é broxante cara? Não tem empolgação nenhuma, cadê a música poxa?? Enfim, eu achei falho não tocar em algumas missões e não entendo o porque disso.


Imagina você estar enfrentando um grupo de demônios nesse estilo e sem tocar a música de batalha, pois é. =/

Uma última coisa a comentar sobre a trilha sonora é que a Capcom também disponibilizou 12 tracks dos jogos anteriores pra serem usadas no jogo, isso mesmo, são 12 tracks, 3 para cada jogo. No DMC 1 por exemplo, temos a música de batalha do Nelo angelo, e no DMC 3 temos a toda magnífica Devils Never Cry, que é considerada pela maioria e por mim também como a melhor música de toda a saga DMC. Sim, você pode colocar essas músicas pra substituir a dos personagens e tocá-las nas fases, é MUITO foda.

GRÁFICOS 

Cara, eu não tenho nem o que dizer dos gráficos desse jogo. Simplesmente é um dos melhores dessa geração. Usa o novo motor gráfico da Capcom, RE Engine, que foi inaugurado com Resident evil 7, depois usado no Resident evil 2 Remake e agora, aperfeiçoado no Devil May Cry 5. Este motor é designado a alcançar o máximo da perfeição que ele consegue na realidade. É bem possível notar isso no jogo, já que nos quatro capítulos anteriores, Devil May Cry tinha uma mistura de realismo com uma pegada bem anime, coisa que era ainda mas evidente em DMC 3 e 4. Aqui no 5, o gráfico é 100% realista. É claro que a física continua sem sentido, como sempre foi, mas afinal, quem liga? Estamos falando de Devil May Cry, então foda-se a física huehuehue.




Mano, olha esse gráfico caralhudo, olha esses detalhes da roupa do Nero, e do rosto dele. Mano, puta que pariu, que gráfico maravilindo cara! E acredite se quiser, mas o jogo não usa CGI, ou seja, o gráfico das cutscenes é praticamente o mesmo do gameplay. Aliás, acho que desde a geração do PS2 que não se usa CGI'S.

CHEFES E INIMIGOS
Assim como em DMC 1, 3 e 4, DMC 5 não decepciona em nada quanto a seus chefes e todos são muito fodas de serem enfrentados, o mesmo pode ser dito em relação aos inimigos que enfrentamos no decorrer da aventura. Tem um inimigo do DMC 3 e tem dois que são do primeiro jogo. Em DMC 4 tem dois inimigos do 1 também. E em relação aos chefes, tem dois que são do DMC 3 e um que deveria ter ido pro DMC 4.



MINHA EGUINHA POCOTÓ!!!
Reconheceu? Sim, é o Géryon, de DMC 3. Mas esse daqui é o Elder Geryon, e tem um cavaleiro fodão montado nele.


CAMPANHA E AMBIENTAÇÃO 
A ambientação de Devil May Cry 5 pode deixar a desejar par algumas pessoas, pois o jogo basicamente só tem duas variações de lugares: A cidade e dentro da Qliphoph, que também envolve o submundo, ou seja, basicamente são apenas dois lugares. Tudo bem, existem muitos lugares diferentes dentro dessas duas variações, a missão 7 do jogo parece uma fase de The last of us devido a devastação do cenário (você vai dizer que todas que se passam na cidade dão essa impressão, mas a missão 7 em si tem um tom mais de devastado), e a missão 15 parece uma parte de Dante's Inferno, justamente pelo cenário meio macabro, mas sem as almas gritando em dor e sofrimento (ainda bem). Mas ainda sim, são só a cidade e a Qliphoth mesmo, mas para mim é uma falha perdoável e não tiro ponto do jogo por isso. Em Devil May Cry 4 nós temos a melhor ambientação da saga, pois é a mais diversificada. Temos a cidade, minas, castelo, floresta e o quartel general da ordem da espada, e até mesmo no interior da Estátua temos.



Porém, há outro fator bastante incômodo, que pra mim, realmente foi uma falha: O tempo de campanha do jogo, que gira mais ou menos em torno de 12/13 horas. Okay, não é uma duração ruim, até porque DMC 3 e 4 também possuem essa mesma duração. Mas a questão é que DMC 5 é tão bom, mas tão bom que apenas 12 horas de campanha não é o suficiente, por mim deveria ter no mínimo umas 20 horas. O jogo continua contendo o padrão de 20 missões, e dessa vez temos prólogo, mas não temos epílogo, no máximo aquele pós-créditos jogável, que tem desde o DMC 3. Uma campanha de apenas 12 horas não é o suficiente para esse jogo, e isso fez com que muita gente não comprasse o game no lançamento, alegando que não vale a pena gastar R$250,00 pra jogar só 12 horas. Okay, eles não estão completamente errados, mas estão esquecendo do fator replay, e isso é algo que esse jogo com certeza TEM. Nos tempos atuais, os gamers estão muito acostumados com jogos de mundo aberto, como The Witcher, Skyrim, GTA e vários outros, que tem centenas de horas de duração. Acham que pra um jogo ser verdadeiramente bom e duradouro ele tem que ser mundo aberto, e um jogo linear como Devil May Cry e Uncharted não valeria a pena comprar, mas é claro que isso é um engano, pois existe o fator replay. Tudo bem, a campanha é maravilhosa, de fato, e o jogo lhe convida a refazer a campanha numa dificuldade mais elevada, justamente pelo prazer que ele te proporciona com o gameplay e pela trama incrível que e bem construída que ele tem, isso fora o Bloody Palace, presente desde DMC 2. Mas como eu disse, 12 horas não é o suficiente para um jogo tão fodásticamente incrível como DMC 5.

MICROTRANSAÇÕES E... FATOR ONLINE?
Outra coisa que a galera reclamou muito foram as microtransações presente no jogo. Não sabe o que é isso? São como dlc's pequenas, tipo quando você compra skins novas no LOL ou DOTA. Aqui em DMC 5, seriam orbes vermelhos pra facilitar a jogatina, skins de personagens (que só muda a cor), as músicas que mencionei anteriormente, devil breakers novos pro Nero (que tem só um ou dois que são daora) e uma devil arm nova pro Dante, que é só uma cor alternativa pra uma já existente, com um combinho a mais, tipo...GRANDE BOSTA! Não seria melhor colocar uma devil arm diferente? Mas não, a Capcom preferiu botar uma que já existe no jogo com uma cor diferente. Eu não considero isso como uma falha do jogo, mas sim da própria produtora, que vende conteúdo separado e que nem é tãooo legal assim, com excessão do Mega Buster do Megaman como devil breaker do Nero e as músicas. Sim, isso mesmo, você não leu errado, tem um devil breaker que é o Mega Buster. c:



É muito daora, até as movimentações do nosso robôzinho azul estão aqui, a rasteira e tudo. Até quando você morre com o devil breaker é igual ao do Megaman, com aquelas argolinhas explodindo e tudo. Mas é uma das poucas coisas que realmente compensa nas microtransações. Como eu disse, o problema não é do jogo em si, mas da própria Capcom mesmo. Porém, como ela têm se redimido de 2017 pra cá então eu vou perdoar ela, mas não abuse hein Capcom, hahaha. Apesar das reclamações, Itsuno e Matt Walker já haviam dito que as microtransações não atrapalhariam em absolutamente nada no jogo e são completamente opcionais.
Um outro lance é que ele tem um fator online, mas não é beem o que a gente queria. Ao passarmos pelas missões, nós podemos ver um outro jogador no outro canto do cenário, que seria uma missão paralela a essa, com o nome do jogador e tudo, dá até pra avaliar a performance dele, em duas opções: Não avaliar e Avaliar como Estiloso. O ``Não avaliar´´ pode ser um sutil modo de dizer que o jogador foi uma bosta, huehuehue. À primeira vista, nós podemos achar que realmente estamos jogando online, mas não se engane, pois aquilo ali nada mais é do que o ``fantasma´´ de um jogador passando ali, ou seja, se você tá na missão 4, que é com o V, e vê o Nero lutando ao fundo, que é onde você passa na missão 3, e tem o nome de um jogador no canto esquerdo da tela, saiba que aquilo é só uma ``gravação´´ do gameplay do jogador, ou seja, um fantasma copiando os mesmos movimentos feitos por ele, quando ele passou ali. O tal Multiplayer infelizmente não existe em DMC 5, mas eu não considero isso um problema. Claro, seria ótimo se tivéssemos, mas dá pra aceitar a sua ausência.

EXTRAS 
No menu principal, nós podemos acessar a galeria do jogo. Lá, nós podemos alterar as músicas de batalha, ler as cartas do Morrison, ver as cutscenes, um vídeozinho que resume tudo que aconteceu nos quatro jogos anteriores, por ordem cronológica (recomendo muito que assista, caso você nunca tenha jogado nenhum DMC), alterar outras coisinhas e também, podemos ler informações da visão da Nico sobre cada coisa presente no jogo. Cada arma, devil breaker, personagem, chefe, inimigos e mais coisas, podemos inspecionar e estudar cada uma dessas coisas com base da visão da Nico. Eu acho sensacional e poderia passar horas lendo.



Enfim, a galeria desse jogo é simplesmente sensacional, fora que dá pra ter uma leve visualização do interior dela.

A NICO E SUA VAN
Eu acho a Nico uma personagem tão foda e carismática que decidi fazer um tópico só pra ela. Não vai ser muito grande, mas há coisas que merecem serem comentadas aqui.
Cara, a Nico é o alívio cômico do jogo, ela é foda, zoa com tudo, sacaneia todo mundo, cria equipamentos fodas e tem um peso crucial pra trama. Ela é filha de Agnus, aquele doidinho de monóculo de DMC 4 e é a maior parça do Nero.

 
E o que falar da sua van? É quase que um furgão de resolver mistérios do Scooby-doo e sua turma. Sabem aquelas estátuas divinas que nós tínhamos em todos os jogos da saga? Aqui elas ainda existem, mas além delas, nós também podemos customizar as coisas e melhorar nosso arsenal com a Nico. Funciona assim, você vê uma cabine telefônica (mesmo que a cidade tenha sido devastada, ainda tem cabines telefônicas que funcionam, lógica pra quê né?) e liga pra Nico. Aí você nem fala onde tá e ela já vai de encontro contigo. Só que ela dirige igual uma doida, ela quebra paredes, derruba pontes, pula de penhascos, destrói tudo por onde passa SEM DEIXAR NENHUM ARRANHÃO NAQUELA PORRA DE FURGÃO! Mano, o furgão dela é indestrutível, porque não pegam essa porra e joguem na cara do Urizen? Pronto, tu ganhou parça!!!



Mano, vai se fuder, essa van é foda pracaralho, a Nico é uma personagem incrível e parabéns mil vezes pelo Itsuno e Matt Walker por criarem a melhor personagem feminina de toda a saga DMC, se bobear ela compete com Tony Stark pra criar armaduras fodas, exceto se for pra fazer uma manopla do infinito pra suportar as jóias, ou não né, vai que ela consegue.
Mas enfim, de toda forma... Nico, VOCÊ É FODA!!!!!!


O VEREDITO 
Devil May Cry 5 foi igual os filmes da Pixar, que demoram anos para serem feitos uma sequência, mas quando lança é daquela qualidade, ó, impecável. Quer dizer, não foi exatamente assim, já que desde 2008 que não tínhamos um novo dmc (isso se você desconsiderar o da ninja theory). Em 2013 tivemos o DmC Devil May Cry, feito pela Ninja Theory. O jogo é muito bom, mas não era exatamente o que os fãs queriam, e nem mesmo eu. Devil May Cry 5 começou a ser produzido logo depois que Devil May Cry 4 Special Edition foi lançado, em Junho de 2015. Foram muitos anos de incerteza, mais de uma década sem saber se a franquia teria uma continuação, até que no dia 10 de Junho de 2018, o milagre aconteceu e Devil May Cry 5 foi anunciado, e 9 meses depois, em 08 de Março de 2019, ele enfim chegou. Devil May Cry 1 foi uma grande revolução para os jogos do gênero e assim iniciou o Hack N' Slash como ele é conhecido hoje. Devil May Cry 2 foi uma puta decepção por ter trago um enredo fraquíssimo, personagens esquecíveis, chefes e inimigos sem sal e armas sem a menor criatividade. Devil May Cry 3 foi a redenção da franquia, exagerando de bom em tudo que o 2 teve de ruim. Devil May Cry 4 apresentou o Nero como novo protagonista, e embora o jogo tenha os seus problemas, ele mantém o nível de qualidade. DmC Devil May Cry foi aquele jogo que ou você ama ou você odeia por conta das alterações e por se tratar de um universo alternativo. E Devil May Cry 5 foi o ressurgimento milagroso da franquia e a chama de esperança que foi acesa.



 Tá, agora sem enrolar mais: Eu havia dito na análise de Devil May Cry 3 (que já tem mais de 2 anos, caraio como o tempo voa) que aquele era o melhor jogo da franquia, certo? Pois bem, não é mais. Devil May Cry 5 conseguiu superar o supremo terceiro jogo e agora, é o melhor de todos. O jogo tem a melhor história e enredo, a maior quantidade de personagens, e cada um com sua relevância, um gráfico de cair o queixo, uma trilha sonora espetacular, um puta arsenal fodástico, chefes e inimigos que continuam incríveis como sempre foram e muito mais, tornando DMC 5 um jogo mais do que maravilhoso e se não fossem os pequenos problemas citados, como a campanha curta e a imperfeição em alguns personagens, ele poderia facilmente tirar uma nota 10/10. Mas chega muito próximo a isso.

NOTA: 9,7/10 - MARAVILHOSO 
Bom, é isso, acho que já falei tudo que tinha pra falar. Se eu tiver esquecendo de algo eu dou um update neste post no futuro, mas acho que já foi tudo.
É isso meus caros, o jogo é incrível, eu amo ele demais e FINALMENTE veio o DMC que nós fãs queríamos e não aquele Dante emo e Vergil frangote que tem no DmC. Aqui temos armas, chefes, história e personagens fodásticos, diferente daquele jogo da Ninja Theory que não chega nem perto disso. (novamente, eu gosto muito daquele jogo, mas ele não merece ser chamado de Devil May Cry)

E antes de encerrar o post de vez, uma curiosidade: Hideaki Itsuno estava em dúvida se ele faria Devil May Cry 5 ou Dragon's Dogma 2. Ele QUAAAASE que fez Dragon's Dogma 2, que também é um jogão. Mas graças a Deus ele tomou a decisão certa e fez Devil May Cry 5, e ele está entre nós. Agora ele disse que está focado num novo projeto, será que teremos Dragon's Dogma 2? É esperar pra ver!
Então é isso, finalizo mais um post e ressurgindo após mais de um ano de inatividade no blog.
Fiquem todos na paz e joguem Devil May Cry 5, vocês não vão se arrepender, e se possível, leiam a novel e os mangás disponíveis também, vocês não vão se arrepender.
Matem muitos demônios, até a próxima e...PULL MY DEVIL TRIGGER!!



























Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dark Souls - Levando sua alma para as trevas.

Flicker- O Jogo de patinhos

Os 32 melhores jogos da década.