A Saga Devil May Cry-Parte 2


NOME:Devil May Cry 2
PRODUTORA: Capcom
DISTRIBUIDORA: Capcom Também
CRIADOR: Hideaki Itsuno
GÊNERO: Hack N' Slash/ Ação e Aventura
PLATAFORMAS: Ps2, Ps3 e Xbox 360
LANÇAMENTO: 28 de Janeiro de 2003 ( Ps2 )
                                03 de Abril de 2012 ( Ps3 e Xbox 360 )


O enorme sucesso do primeiro jogo permitiu uma repercussão positiva enorme sobre ele, vendendo milhões de unidades e tirando altíssimas notas nas Reviews, e consequentemente haveria uma continuação, isso é fato, qualquer jogo que faz sucesso ganha continuação e o interessante é que o segundo jogo da saga não demorou nem 2 anos para ser lançado, enquanto que o primeiro jogo lançou no final de 2001 o segundo lançou no comecinho de 2003. Porém, ahh calma lá, porque isso não é exatamente algo bom, Devil May Cry 2 é triste meus amigos, muito triste. Não, ele não tem enredo emocionante que te faz chorar, muito longe disso e vocês vão entender o porque, portanto peguem um lanche e vamos para a análise! Lembrando que Hideki Kamiya desta vez não estava na produção do jogo, os três jogos que vieram posteriormente foram dirigidos por Hideaki Itsuno ( 2, 3 e o 4 )



A HISTÓRIA TRISTE

Desta vez Dante está com uma nova companheira chamada Lucia, esta que também é uma personagem jogável. Assim como Dante, Lucia é uma caçadora de demônios e ela faz parte de um clã chamado Vie de Marli, porém Lucia é meio humana e meio anjo, enquanto que Dante é meio humano e meio demônio. Beleza, até ae tudo de boas.



No começo do jogo Lucia está em um museu e ae aparece um monte de demônios e ela se prepara para a luta, eis que surge Dante e mata os demônios também. Os dois se olham, um não fala quase nada pro outro, exceto quando Lucia joga uma adaga em um mapa e diz `` Nos vemos numa outra hora´´ e Dante vai atrás dela (QUE? NINGUÉM DIZ NADA E ELE VAI ATRÁS DELA?).
Então ele chega numa ilha e Lucia lhe apresenta sua mãe, Matier( JÁ? ). Matier diz a Dante que conheceu Sparda e inclusive lutou ao seu lado para combater as forças do mal, eis que ela pede a Dante para ajudá-la a enfrentar o vilão do jogo, Arius. Véi, na boa, olha esse cara e preste bastante atenção nele:



Olha essa joça véi, sabe o que ele se parece? Segundo o Zangado ele se parece com um ator pornô dos anos 1970 querendo pagar de malvadinho, e segundo eu parece ser apenas um vilão de algum filme da sessão da tarde que só quer dominar o mundo e ser malvadão, simples assim.
Arius é um empresário super mega hiper ultra blaster Bill Gates mode Rico, dono de uma empresa multinacional chamada UROBOROS e ele curte umas magias negras e contato com seres infernais. Ele deseja libertar o demônio Argosax para sugar seus poderes e se tornar o soberano supremo badass do mundo.


Sim, isso é Argosax, jajá eu explico o que é esse trem, segure as pontas.

Pois é, essa é a história, super sem sal. Sem sal não, sem açúcar, sem tempero e sem nada que há de bom e nem professor Utônio. Dante mata os demônios no local onde está Lucia e nem pergunta se ela ta bem nem nada, ela só diz pra se verem depois e foda-se. Ae ele chega lá e a matier fala que lutou ao lado de Sparda mas isso sequer foi explorado na trama, podia ter mostrado muito mais detalhes mas...nada.
E o Arius? Qual a motivação dele? Porque o cara quer sugar o poder de Argosax? Em Devil May Cry 1 nós tinhamos o Mundus e Nelo Angelo como vilões. Eu não expliquei sobre o Nelo Angelo na análise do primeiro jogo, desculpem por isso então vou explicar agora rapidinho: O Nelo Angelo é na verdade o Vergil, o irmão de Dante usando uma armadura Badass e aparentemente está sendo controlado.



Mundus eu expliquei lá, ele é o rei demônio e ele queria governar o mundo com seus demônios também, fora que ele matou os pais de Dante devido a traição de Sparda. Mundus era um demônio boladão, e o seu assassinato são motivos suficientes para ele querer governar tudo e o Dante querer vingança e justiça. Aqui não, Arius quer o que afinal? poder, e é só isso, é bem típico de Sessão da Tarde. Eu juro pra vocês a história não tem emoção alguma, você não fica querendo saber o que vai acontecer e muito menos se empolga com as cenas de batalha. 


Nem mesmo o Romance (Se é que dá pra chamar assim) de Dante com Lucia consegue te emocionar, é cheio de momentos forçados. Até mesmo o Romancezinho meia-boca do Dante com a Trish no primeiro jogo consegue convencer muito mais. E o Dante? Neste jogo ele virou um chatonildo seriozão que não tem expressão alguma, é sério, o Dante tá igual a Bella do Crepúsculo, sem expressão nenhuma, ele tá tão sério que nem faz mais piadinhas. No primeiro jogo Dante era bem zueiro, ele tirava sarro de todos os chefões e é justamente por esse sarcasmo que nós fomos conquistados pelo Dante, o monstro podia ser colossal, do tamanho de um arranha-céu e tendo o maior papo sério com Dante que ele não estava nem aí e ficava só zoando com a cara dele. Mas aqui não, Dante está totalmente diferente e honestamente não parece com o nosso herói, e os poucos momentos que ele TENTA ser engraçado são com piadas bem forçadas.
Qualquer semelhança é mera coincidência (Ou não)

Em resumo: A história é fraca em todos os aspectos, com um vilão ridículo e personagens totalmente esquecíveis, mas vamos seguindo porque ainda tem mais coisas pra falar dessa joça

JOGABILIDADE MELHORADA

Sim, você não leu errado, a jogabilidade de Devil May Cry 2 evoluiu em relação ao primeiro jogo e a resposta é bem simples: Agora é possível trocar de armas no meio do jogo, isso porque no primeiro você só podia trocar no menu do inventário, exatamente como nos primeiros jogos de Resident Evil, mas agora, com apenas um apertar de botões você já pode alternar suas armas, mas isso é válido apenas para as armas de fogo.
Outra coisa que eu achei interessante é que existem núcleos e corações diferentes para usar com o Devil Trigger: Tem os núcleos elementais, que fazem com que você adquira poderes como fogo, raio ou gelo, tem outros que aumentam o ataque, concedem capacidade de vôo, regeneração de HP e até mesmo desaceleração do tempo.
Outra coisa que vale ressaltar é que agora tem opção de se esquivar dos ataques.


TRILHA SONORA DAORA. 

A trilha sonora é outro ponto positivo do jogo, ela se mantém naquele clima de Rock pesado misturado com um pouco de eletrônica, a diferença é que aqui ele tá mais pesadão que antes, às vezes dá a impressão de que o cara tá tentando destruir a bateria, não que isso seja um problema, mas a trilha do primeiro jogo é melhor.

GRÁFICOS MELHORADOS

Os gráficos também tiveram melhoria, as texturas estão mais bem otimizadas, os efeitos melhores e é com o mesmo motor gráfico do primeiro jogo, DMC.





ARSENAL GENÉRICO E SEM GRAÇA 

Infelizmente Devil May Cry 2 pecou muito nesse aspecto (Aliás o jogo pecou em vários aspectos), enquanto que no primeiro jogo nós tínhamos armas bem criativas e variadas, no 2 temos armas bem genéricas, sem criatividade nenhuma. As armas de fogo são apenas quatro: Ebony & Ivory, Shotgun, Sub-Machine guns (que eu não acho muito úteis) e Missile Launcher. Lembra das Devil Arms? que são tipo armas brancas e com poderes elementais? elas até existem, mas aqui elas não passam de espadas comuns e normais e são apenas 3: Rebellion, que é a espada do Dante e teve sua primeira aparição neste jogo, mas de uma forma bem bosta. Também temos Vendetta e Merciless, Vendeta é de curto alcance e ataque forte, Merciless é fraco mas de longo alcance e Rebellion é o equilíbrio dos dois. Eu lembro que quando derrotei um chefão de fogo em Devil May Cry 2 eu jurava que iria receber uma Devil arm irada, mas nada, e aí eu fiquei tipo: ``Ué?´´




Como eu disse, Devil May Cry 2 tem armas genéricas e totalmente esquecíveis, assim como os personagens....poxa.

ATUALIZAÇÃO DE 24/10/2019:
Existe uma forma secreta do Dante nesse jogo chamada de Majin Form. Eu nunca nem sequer ouvi falar dessa forma, até porque o próprio jogo não diz nada a respeito. A Majin Form seria a Devil trigger suprema do Dante, onde ele atinge o ápice de seu poder. Ela só pode ser ativada quando o Dante tem menos de 10% de vida, mas como o jogo é muito fácil você dificilmente vai ter menos de 10% de HP. Nesta forma você pode: Disparar meteoros pelas mãos, criar uma explosão enorme e ainda disparar um raio negro frontal. Eu só descobri esta forma em Setembro de 2018, até então eu sequer sabia da existência da Majin Form, eu descobri na cagada mesmo, já que o jogo em nenhum momento se dá ao trabalho de explicar que existe esta forma, nem pra isso ele presta.


CHEFES E INIMIGOS FORÇADOS

Não bastasse as armas, os inimigos também tem que ser sem sal nenhum., tem uns bichos que são cadáveres dentro de jaulas e outros que são uns urubus ou harpias chatos pracaramba. Para vocês terem ideia do tamanho da escrotice existem dois inimigos no jogo (que são alguns dos mais fortes) que são um TANQUE DE GUERRA E UM HELICÓPTERO INFECTADO!! Cara até o nome deles é genérico: Infested Chopper e Infested Tank...Capcom você já foi melhor pra criar nomes hein!






Na hora de criar esses inimigos acho que o seguinte diálogo foi estabelecido:

Itsuno: Aí, que que vocês acham da gente criar um helicóptero e um tanque de guerra nesse jogo? acho que vai ser maneiro pracaramba.
Funcionários: Tá mas eles não são seres demoníacos
Itsuno: Hmmm então que tal a gente botar demônios pilotando veículos?
Funcionários: Ah acho que não, vai ficar muito sem noção, demônios não pilotam nada
Itsuno: E se a gente botar demônios em forma de veículos?
Funcionários: Mas será que a galera vai gostar?
Itsuno: Pode botar de boas! Sem problema galera, vai ser maneiro pracaramba, a galera vai se amarrar!! NÃO, tive uma ideia melhor, que tal um demônio infectando um veículo e agindo contra você??
Funcionários: Eehhnn...okay acho que não tem problema.

E assim eles botaram Infested Chopper e Infested Tank, criatividade nota 10/10...Só que não.

Tem um outro inimigo no jogo é meio non sense também que se chama Nefasturris, ele meio que é fundido com um prédio da Uroboros mas até que eu curti esse chefe.




Vou falar pra vocês que a batalha contra o Arius deixa muito a desejar também, fora que esse cara não tem moral nenhuma e quer mandar na porra toda.
PORÉM, O auge da falta de criatividade, o ápice da sem gracisse é o chefe final, ARGOSAX. Eu pedi pra vocês esperarem pra eu explicar sobre ele, pois bem, agora eu explicarei.
Argosax em tese é um demônio badass no qual Arius quer sugar o poder, e ele nada mais é do que a junção de todos os chefes do jogo presos numa gosma negra...'-'



Véi, na boa, acho que menos criatividade que isso não tem como. Você vai enfrentando todos os chefes do jogo e um do Devil May Cry 1(Que é o Griffon) em uma gosma preta e ele só atacam quando você chega perto o suficiente, ou seja, se você estiver bem longe ele não te ataca, e dá pra matar esse bosta da forma mais bundona possível, apenas atirando de longe.
Cada chefão possui uma barra de HP e quando todos os chefões são derrotados Argosax também é derrotado, porém, ahh calma lá! Após ele ser derrotado ele manifesta sua forma humanóide, o modo desespero, ele vira um demônio flamejante que pode mudar de sexo, sim ele pode ser tanto homem quanto mulher, ME GUSTA!




Essas falhas no corpo do Argosax não são falhas de gráfico, ele que é assim mesmo.

CAMPANHA E CENÁRIOS CHATOS

Enquanto que Devil May Cry 1 se passava num castelo situado numa ilha fictícia, com cenários macabros e bem góticos, Devil May Cry 2 possui um cenário urbano e com uns vilarejos também, e na boa? Não parece que estou jogando Devil May Cry, sei lá, parece outro jogo de ação. Ruas abertas, vilarejos, armazéns, bases, laboratórios, templos, estes são os cenários de Devil May Cry 2, eu citei ``templos´´ agora e é a única coisa que foge do cenário urbano, e vale lembrar que boa parte desses lugares são bem abertos e você acaba meio que cansando de tanto andar.
E mais, o jogo é extremamente curto, lembra que eu falei que em Devil May Cry 1 tem 23 missões e  você demorará cerca de 5 a 7 horas para zerar? em Devil May Cry 2 temos apenas 18 missões e a campanha é curta demais, podendo ser fechada em 3 horas, sim, 3 horas e acabou o jogo. MAAAS o jogo tem extras e jajá eu falo sobre isso.



FALTA DE DESAFIO 

Pois é, esse jogo deixou a desejar na questão de desafio também. Em Devil May Cry 1 nós tínhamos uma dificuldade bem balanceada, o jogo não era mamão com açúcar mas também não era tão difícil, possuindo uma dificuldade mediana, já em DmC 2 é modo Easy o tempo todo e pelo fato de boa parte dos cenários serem grandes você pode matar todos os inimigos apenas atirando, você nem vai usar tanto suas devil arms, vai por mim.

UMA AVENTURA ALTERNATIVA

Quando Devil May Cry 2 foi lançado ele veio com 2 discos, o primeiro disco era da campanha com o Dante, ou seja, a trama principal, já o segundo disco é da campanha da Lucia. A história das duas é a mesma, apenas mostra a história com mais detalhes e tapar buracos na história, ou tentar tapar pelo menos.
Eu não joguei muito com a Lucia no jogo, mas o pouco que joguei é que é do mesmo nível que com o Dante, mas pra dar uma melhorada temos a TRISH de volta, ela mesma, aquela do primeiro jogo.



Não cheguei a jogar com ela, mas com certeza deve dar um tempinho de vida a mais pro jogo por que né...

O VEREDITO 

Devil May Cry 2 tem uma história fraquíssima, sem emoção alguma, com personagens totalmente esquecíveis, um vilão pra lá de sessão da tarde e ridículo, um Dante seriozão, inimigos forçados, armas genéricas, uma campanha muito curta e fácil, podendo ser fechado em apenas 1 dia (ou menos). Sério, parece que faltou muita criatividade para o jogo, Hideaki Itsuno não estava muito inspirado e parece que DMC 2 foi feito às pressas. Eu fico imaginando as pessoas que aguardaram ansiosamente o lançamento deste jogo devido ao sucesso do primeiro e quando jogaram se frustraram, Devil May Cry 1 fez um baita sucesso, tirou altíssimas notas nas Reviews e entrou pra lista dos 100 melhores jogos da história, quando veio o 2 foi só decepção. O jogo acabou vendendo quase 2 milhões de unidades, mas puramente por causa do sucesso estrondoso do primeiro jogo.
Devil May Cry 2 é considerado o pior jogo de toda a saga e portanto é a ovelha negra da série. O jogo não é de todo ruim ,ele teve algumas melhorias em relação ao primeiro, mas no geral ele não passa de um jogo mediano e genérico com uma historinha fraca demais.
Se você não jogou você não perdeu nada, mas se algum dia quiser jogar apenas por curiosidade, beleza, mas jogue com Devil May Cry HD Collection, de Ps3 e Xbox 360, ele contém os 3 primeiros jogos da série então se você jogar o 2 a partir dele não vai estar perdendo nada.



Então é isso, essa foi a análise de Devil May Cry 2, eu queria ter postado ontem mas acabou que saiu apenas hoje. Daqui a poucos dias sairá a parte 3 da análise então, se preparem!
Grande abraço a todos!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dark Souls - Levando sua alma para as trevas.

Flicker- O Jogo de patinhos

Os 32 melhores jogos da década.